NOTÍCIAS

Sindicato Rural de Orlândia em parceria com a Prefeitura realiza o programa Promovendo a Saúde no Campo

 15/05/2017, 21:29:30

 O Sindicato Rural de Orlândia, através do sistema FAESP/SENAR, e em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Orlândia, estará inserindo o Programa Promovendo a Saúde no Campo – Saúde Bucal, visando propiciar informações com vistas a desenvolver hábitos preventivos, desde a infância, trazendo noções sobre higiene pessoal, ambiental e alimentar. O público alvo são as crianças a partir dos 6 anos de idade matriculadas na Rede Municipal de Ensino, para que desde cedo possam aprender e  por sua vez, transmitir os conhecimentos de saúde preventiva, repassando às suas famílias e comunidade em geral.

 
E na última segunda-feira, 15 de maio, a primeira escola que recebeu o Programa Saúde Bucal foi a  EMEB Prof.ª Alcinea Gouveia de Freitas, onde os alunos do 1º ano, dos períodos da manhã e tarde, foram orientados pela instrutora da FAESP/SENAR, a cirurgiã-dentista Dra. Vanessa Torraca Peraro Vaz, como se fazer uma escovação correta e a importância do uso do fio dental, após cada refeição e instruindo os pequenos também a evitarem refrigerantes e guloseimas, dando preferência a uma alimentação saudável, passando a comer bastante frutas, verduras e legumes, além de  orientá-los a ingerir pelo menos dois litros de água por dia.
 
A abertura do Programa Promovendo a Saúde no Campo - Saúde Bucal contou com a presença do prefeito Oswaldo Ribeiro Junqueira Neto – Vado, da primeira Dama e Presidente da Câmara Municipal, Michele Ruffo Ribeiro Junqueira, a Secretária de Educação Raquel Dias Pereira de Souza, professora Gisele Cardoso Bordin, juntamente com a Diretora da Escola Fabiana Veríssimo Prado e a Professora da Família Renata Aparecida Contiero Hamamura e as professoras Odete e Ângela.
Foram entregues para as crianças kits contendo: uma escova e um creme dental, fio dental, sabonete, shampoo e condicionador, protetor solar, cortador de unha e pente, além de uma Cartilha com ilustrações, uma pasta com desenhos para colorir, giz de cera e lápis.
O Sindicato Rural também serviu para os participantes lanchinhos com peito de peru, queijo e alface, suco de laranja, pão de queijo, Todinho e palitinhos de chocolates, proporcionando aos alunos momentos de muita alegria.
 
Segundo a coordenadora do Sindicato Rural de Orlândia, Erika M. Lima Maulin, a parceria com  a Prefeitura de Orlândia é de suma importância, visto que além da prevenção que ainda  é a melhor ação, este programa realizado nas escolas, consegue atingir além da área da saúde, a parte social do município, visando a  melhoria da qualidade de vida de seus participantes.
E por esse motivo, esse programa vai se estender para os alunos do 2º ano, no dia 17 de maio, e para o 3º ano, no dia 22. Ao todo, 150 crianças desta escola receberão as orientações, cartilhas e os  Kits oferecidos pela FAESP/SENBAR, e a pretensão é de estender para outras escolas do município.
 
A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA
Os dentes são importantes na mastigação dos  alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo e no seu contexto social.
Manter a correta higiene bucal através da escovação, uso do fio dental e flúor, para que não ocorram perdas precoces que acarretarão movimentações dentárias prejudiciais ao adequado encaixe das arcadas;
A Saúde Bucal está intimamente relacionada com a nossa saúde geral, podendo as doenças bucais contribuírem para o agravamento de diversas Doenças Sistêmicas como: Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias e outras.
Hábitos preventivos em relação à Saúde Bucal devem ser instituídos ainda na gestação, passando por todas as fases da vida. A prevenção das principais doenças bucais como a CÁRIE, DOENÇAS PERIODONTAIS E CÂNCER DE BOCA dá-se através da adoção de hábitos saudáveis como: higienização bucal adequada, alimentação saudável e consultas regulares ao Dentista.
 
  

 

 

NOTÍCIAS