NOTÍCIAS

Executivo de Orlândia restaura nascente modelo, aberta para visitação pública.

 17/05/2017, 21:12:04
No dia 31 de março de 2017 o atual prefeito, Oswaldo Ribeiro Junqueira Neto, Vado, reinaugurou o Parque Cyro Armando Catta Preta e, juntamente com a reforma do Parque, restaurou a nascente modelo, limpando sua área no entorno de troncos, lixos e matos, permitindo o acesso ao público. Além disso, reinseriu a placa que a identifica.
Após florescer, a nascente, que é protegida por uma área de após florescer, a nascente, que é protegida por uma área de vegetação com raio de 50m, acumula água que foi então conduzida para um dos lagos paisagísticos, de onde suas águas alcançam o córrego Ribeirão do Agudo, que corta o Parque.
Dentre as mais de 80 nascentes no território de Orlândia, a nascente modelo foi instalada antes de 2013, no Parque Cyro Armando Catta Preta – Parque da Gruta. Na época a nascente foi recuperada, protegida e identificada com placa. Após desastre ambiental corrido em dezembro de 2015, a nascente, já não mais tão acessível a visitação pública havia se perdido em meio aos troncos de árvores, lixo e capim que cresceu no seu entorno.
 
Visitação
O Parque onde a nascente modelo se encontra é aberto à visitação pública gratuita de terça a sexta, das 9h00 às 17h00 e sábados, domingos e feriados das 08h00 às 17h00.
A nascente modelo é de fácil acesso e visualização, sendo que sua placa fica em um dos caminhos que cortam o Parque. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (responsável pelo Parque) estão se estruturando para organizar a visita guiada de grupos de cidade, como escolas, grupo de idosos, centros de treinamento e capacitação, além da vista ao Parque e a Nascente de grupos pré-agendados da Região.
No dia último dia 08 de maio, a nascente recebeu a primeira vista monitorada onde interlocutores do Programa Município VerdeAzul, onde o interlocutor e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente, Lucas Otavio Peres, apresentou a nascente restaurada pelo prefeito Vado e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlio Bucci.
 
Para agendamento de visitas guiadas de Grupos e/ou Escolas, favor previamente ligar ou ir presencialmente:
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Avenida do Café, 1040, (16) 3820-8063
ou na Secretaria de Meio Ambiente: Rua 10, 340 tel. (16) 3820-8067.
 
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Orlândia - SEMA

 

NOTÍCIAS