NOTÍCIAS

Orlândia comemora dia da Revolução Constitucionalista de 32

 11/07/2017, 08:31:55
A Prefeitura Municipal de Orlândia, comemorou no dia 9 de Julho, o 85º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, na Praça Mário Furtado.
A Revolução Constitucionalista, também conhecida como Revolução de 32, foi um dos acontecimentos cívicos mais notáveis da história do Brasil. Atualmente, o 9 de julho, que marca o inicio da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo. Os paulistanos consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua historia.
Orlândia fez parte dessa história. Os voluntários de Orlândia não partiram em um único destacamento. Houve, pelo menos, dois grupos que alistados em conjunto, tiveram participação destacada na Revolução. Houve um grupo composto de 20 pessoas, que participaram ativamente da conspiração que se vinha articulando no Estado de São Paulo, e que vários meses antes do 9 de julho, já vinham se preparando para o movimento. O segundo grupo de orlandinos que em conjunto teve participação ativa na Revolução e sofreu o impacto mais violento da s batalhas, foi composto dos voluntários que participaram com o Regimento de Cavalaria do Rio Pardo. O grupo reuniu-se no Liceu Municipal de Orlândia, e nesta reunião decidiram que os participantes casados deveriam permanecer na cidade por mais um tempo, para tratarem de assuntos familiares.
Partiram os seguintes voluntários:
Geraldo Rodrigues;
Oswaldo Ribeiro Junqueira,
Hercílio Ângelo,
Péricles Garcia Leal.
Edson Miele,
Mário Osti,
Ângelo Privato
Astrogildo Ribeiro;
Orlando de Oliveira,
Henrique Junqueira Franco;
José Mei;
Manoel Valini,
José de Campos,
Eurico Guerra
Alceu Aguiar
Evaristo Paciência
José Mendes
Augusto Brandão
Leão de Paula Lima
Mario Furtado,
Gildo Dias
Acteon Oliva,
Antonio Martins
Nelson Andrade
José Alves
Brail Ângelo
Brás Centamore
Homero Vieira
Hoje o nome de uma das praças de nossa cidade leva o nome de Mário Furtado, morto em combate. O dia 9 de julho, como data histórica desta cidade, tem sido sempre comemorado, visto que é um dos eventos que a cidade de Orlândia viveu calorosamente, cuja memória deve ser sempre preservada e cultivada, para exemplo das novas gerações e edificação de nossa gente.
 
Prefeitura Municipal de Orlândia

NOTÍCIAS