NOTÍCIAS

COMDEMA aprova relatório de Gestão Ambiental do Município

 09/10/2017, 08:03:30
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Orlândia – COMDEMA – se reuniu nesta última quinta-feira (05), na 25ª reunião ordinária, para apresentação do relatório de gestão ambiental do município no Programa Município VerdeAzul. O interlocutor do Programa e também conselheiro, Lucas Peres, apresentou os diagnóstico, propostas, metas e entraves de cada ação executada em cada uma das 10 diretivas, sendo elas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Foi salientado as duas pré-certificações que o município recebeu, com a ressalva de que o município dificilmente alcançará os 80 pontos exigidos para a próxima e última certificação. Porém, possivelmente atingirá as metas estabelecidas pela Secretaria do Meio Ambiente para o ciclo de 2017, que são: Conseguir as duas primeiras pré-certificações, superar os 70 pontos na certificação final e melhorar a pontuação e classificação do município em relação ao ano de 2016.
Foi colocado que para o ciclo de 2018, os principais entraves para alcançar os 80 pontos exigidos para a certificação final serão superados, dentre eles instituir o Programa Municipal de Educação Ambiental, a ativação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e a melhora no Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana do Município – ICTEM, o pior já verificado na cidade desde a criação do programa, devido a problemas advindos e averiguados pela CETESB, baseadas nas avaliações da Estação de Tratamento de Esgoto em 2016.
Os Conselheiros aprovaram o relatório e parabenizaram as ações do ciclo de 2017, ressaltando a evolução do município, reforçando que melhor que a certificação é o legado que as ações desenvolvidas deixam para o meio ambiente.
Foi apresentada a participação de Orlândia em ações das Câmaras Técnicas do Comitê de Bacia do Baixo Pardo Grande e o Conselho ainda debateu o problema do esgoto da cidade, onde encaminhará sugestões ao departamento pertinente, para solução conjunta do problema.
 
Prefeitura Municipal de Orlândia

NOTÍCIAS