Controle de Vetores de Orlândia recolhe 75 toneladas de pneus nos últimos 6 meses

← Voltar


Postado 16/04/2018 as 9:09


Em consonância com a política nacional de resíduos sólidos e com a Resolução 416/2009 que “dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada…” e considerando que os pneus dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental, que podem resultar em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública, a Prefeitura Municipal de Orlândia, através do Controle de Vetores, realiza o recebimento e descarte adequado de pneus, recebidos dos próprios munícipes e dos comércios que realizam a troca deste artefato automobilístico.

Apresentado como um dos instrumentos da PNRS, a Logística Reversa é definida no Art. 3º, inciso XII da PNRS como: “o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Nos últimos 6 meses o Controle de Vetores encaminhou 1250 unidades de pneus, o que equivale a aproximadamente 75 toneladas de pneus inservíveis no período, para o descarte adequado conforme as Resoluções CONAMA. A retirada de pneus do posto de coleta não tem nenhum custo adicional ao município, uma vez que somos conveniados com a Associação Reciclanip.

Para descarte adequado de seu pneu, os interessados devem procurar o Controle de Vetores, localizado na Rua 09, nº 726, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h, para retirar a autorização e entregar o pneu no almoxarifado municipal, anexo ao prédio.

Prefeitura Municipal de Orlândia